XANGAI
CHINA
Do topo, sentido horário: Centro financeiro de Pudong; The Bund em Puxi; Jardim Yuyuan; Placas de neon na Rua de Nanquim; e Pavilhão Chinês no Eixo da Expo 2010.
Cidade área 6.340,50 km²
População (2007) 18.670.000
Densidade 2.945//km²
Pop Urbana 13.447.000
Xangai é a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Localizada na costa central da China oriental, na foz do rio Yangtze, a cidade é administrada como um município da República Popular da China com um estatuto do nível de uma província.
Vista do distrito financeiro Lujiazui em Pudong. Na foto, em destaque, a Torre Pérola Oriental.
A importância no século dezanove devido à sua localização favorável do seu porto e como uma das cidades abertas ao comércio exterior em 1842 pelo Tratado de Nanquim.[3]
A cidade floresceu como um centro de comércio entre o oriente e o ocidente e tornou-se um hub multinacional de finanças e negócios na década de 1930.[4]
No entanto, a prosperidade de Xangai foi interrompida após a tomada comunista em 1949 devido à cessação de investimentos estrangeiros. As reformas econômicas em 1990 resultaram em um intenso desenvolvimento da cidade e, em 2005, Xangai tornou-se o maior porto de carga do mundo.
A sua riqueza baseia-se mais na produção industrial do que nas trocas comerciais com o exterior.
As principais indústrias são as de construção de maquinaria, de mecânica (bicicletas), de têxteis (seda, juta, lã, algodão), de electrónica, da borracha, do couro e alimentares. Conta também com instalações siderúrgicas, metalúrgicas e químicas (fertilizantes, fibras, plástico, tintas, tinturas) e com estaleiros navais.
Atualmente tem se destacado como um importante centro de negócios no cenário global, sendo classificada como uma Cidade Global. O principal centro financeiro da cidade é o distrito de Pudong.
Nenhum comentário:
Postar um comentário