segunda-feira, 25 de outubro de 2010

07 XANGAI - CHINA


XANGAI

CHINA






Do topo, sentido horário: Centro financeiro de Pudong; The Bund em Puxi; Jardim Yuyuan; Placas de neon na Rua de Nanquim; e Pavilhão Chinês no Eixo da Expo 2010.



Cidade área    6.340,50 km²                      
                                                                                              
       População  (2007) 18.670.000       
                                                                                                    
             Densidade     2.945//km²  
                                                                                                               
    Pop Urbana    13.447.000    
                                                                                        
               Xangai é a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Localizada na costa central da China oriental, na foz do rio Yangtze, a cidade é administrada como um município da República Popular da China com um estatuto do nível de uma província.   


Vista do distrito financeiro Lujiazui em Pudong. Na foto, em destaque, a Torre Pérola Oriental.


A importância no século dezanove  devido à sua localização favorável do seu porto e como uma das cidades abertas ao comércio exterior em 1842 pelo Tratado de Nanquim.[3]

A cidade floresceu como um centro de comércio entre o oriente e o ocidente e tornou-se um hub multinacional de finanças e negócios na década de 1930.[4]

 No entanto, a prosperidade de Xangai foi interrompida após a tomada comunista em 1949 devido à cessação de investimentos estrangeiros. As reformas econômicas em 1990 resultaram em um intenso desenvolvimento da cidade e, em 2005, Xangai tornou-se o maior porto de carga do mundo.
                                                                               
A sua riqueza baseia-se mais na produção industrial do que nas trocas comerciais com o exterior.

 As principais indústrias são as de construção de maquinaria, de mecânica (bicicletas), de têxteis (seda, juta, , algodão), de electrónica, da borracha, do couro e alimentares. Conta também com instalações siderúrgicas, metalúrgicas e químicas (fertilizantes, fibras, plástico, tintas, tinturas) e com estaleiros navais.

Atualmente tem se destacado como um importante centro de negócios no cenário global, sendo classificada como uma Cidade Global. O principal centro financeiro da cidade é o distrito de Pudong.

sábado, 23 de outubro de 2010

08 - CALCUTÁ INDIA

8 – Calcutá – Índia   
  – 14,78 Milhões de habitantes

 Vista do centro financeiro de Calcutá.


Calcutá: Calcutta ou Kolkata) é a capital e maior cidade do estado de Bengala Ocidental, na Índia      
                                                                                                                                                                                           

Situa-se às margens do rio Hooghly, no leste do país, perto da fronteira com o Bangladeche. Calcutá possui 4,58 milhões de habitantes (2001) dentro dos seus limites municipais e 14,68 milhões (2006) na sua área metropolitana, constituindo-se na terceira maior aglomeração urbana e a quarta maior cidade da Índia.

A cidade foi fundada em 1690 pela Companhia Inglesa das Índias Orientais, tendo sido a capital da Índia britânica de 1833 a 1912.        
                                                                                                         

       A economia de Calcutá entrou em declínio após a independência indiana, em 1947, embora tenha voltado a crescer a partir de 2000. A exemplo de outras grandes cidades de países em desenvolvimento, Calcutá apresenta problemas urbanísticos tais como pobreza, poluição, crime e congestão de tráfego.

Em 2001, a população da cidade totalizava 4.580.544 habitantes, com uma região metropolitana de 13.216.546 pessoas (14.681.589 em 2006). Há 828 mulheres para cada mil homens, devido ao êxodo rural (os homens migram para as cidades, deixando suas famílias no campo).               

   A taxa de alfabetização de Calcutá (80,86%) excede a média nacional (59,8%)

O grupo étnico dos bengalis forma a maior parte da população local, que inclui ainda maiorias importantes como os marwaris e os biaris               

  Há também outros grupos étnicos como os chineses, tâmeis, armênios, tibetanos e parses         

       As principais línguas faladas na cidade são o bengali, o híndi, o inglês e o bhojpuri. Segundo o censo de 2001,    77,68% da população da cidade são hindus  20,27 são muçulmanos, e 0,88%, cristãos. Há também siques, budistas, judeus e zoroastrianos.

Cerca de um terço da população (1,5 milhão de pessoas) vive em favelas

09 - DACA no BANGLADESH

9 – Daca 
Bangladesh
                
 – 13,48 Milhões de habitantes





Área da cidade   360 km²        
                                                                                            
 Metropolitana  1.325 km²          
                                                                                             
    Altitude   4 m    
                                                                                                                   
     População  Cidade (2008 estimada ) 7.000.940 hab.    
                                                  
             Densidade   19.447 hab./km²  
                                                                                               
             Metropole  12.797.394 hab.   
                                                                                           

       -Densidade metropolitana  9.658 hab./km²

Daca é a capital e a maior cidade do Bangladesh e da Divisão de Dhaka
                                           

 A cidade possui população de aproximadamente 7 milhões de habitantes e a região metropolitana 12,8 milhões, estimativas para 2008.

A população da cidade de Daca  é de aproximadamente 7 milhões de habitantes, a Região metropolitana de Daca , também chamada de Grande Daca, possui aproximadamente 12,8 milhões de habitantes, estimativas para 2008,  em combinação com outras pequenas cidades e vilas próximas ao aglomerado.   
                                                                                                   

      O crescimento populacional da cidade é um dos mais elevados entre as cidades asiáticas e com notável destaque no cenário mundial, crescendo em média 4,2% ao ano.

O contínuo crescimento populacional reflete a contínua migração de pessoas oriundas das áreas rurais para a região de Daca e outras cidades da Grande Daca
                                                                

      Essa constante migração proveniente da área rural chegou a representar 60% de todo o crescimento populacional da cidade nos anos de 1960 a 1970.
Mais recentemente, a população da cidade também cresceu com a expansão dos limites territoriais da cidade, um processo que adicionou mais de um milhão de pessoas para a cidade na década de 1980                             

      De acordo com a Far Eastern Economic Review, a área metropolitana de Daca terá, até 2025, cerca de 25 milhões de habitantes.
A taxa de alfabetização da cidade está estimada em 62,3%.                                                        

        A população da cidade é composta por pessoas de praticamente todas as regiões de Bangladesh. Os habitantes de origem mais antiga na cidade são conhecidos como dhakaia e possuem dialeto e cultura distintos.                                                                                          
                            
      Alguns povos tribais residem na cidade, como os Rohingya, Santal, Khasi, Garo, Chakma e povos Mandi, estimados entre 150.000 a 200.000.                                                                    

   Daca também possui uma grande população estrangeira, com destaque para imigrantes chineses, coreanos e indianos, que imigram para o país para trabalhar em cargos executivos em diferentes indústrias. Quase todos os residentes de Daca falam o idioma bengali, a língua nacional. Daca também possui muitos dialetos e línguas regionais como Chittagonian e Sylheti, que são faladas por alguns segmentos da população. O inglês é falado por um grande segmento da população, especialmente para fins comerciais.

O último censo realizado em 2001 apontou os seguintes números:

Cidade de Daca: 5.333.571 habitantes, sendo 3.025.395 homens e 2.308.176 mulheres, distribuídos em 1.111.588 moradias;

Região Metropolitana de Daca: 9.672.763 habitantes, sendo 5.382.233 homens e 4.290.530 mulheres, distribuídos em 2.071.946 moradias.

10 = BUENOS AIRES


10 – Buenos Aires – Argentina – 12,79 Milhões de habitantes

Buenos Aires é uma cidade com uma importante densidade demográfica que ascende a 13 679,6 hab/km². No início do século XXI, devido ao envelhecimento (por escassa fecundidade dos estratos de classe média) da população nativa portenha, à emigração para o exterior e à substitução demográfica em grande medida provocada pelas crises econômicas, a mão de obra tornou-se escassa entre os nativos, o que obrigou os empresários locais a importá-la.

De fato, cerca de 40% dos "porteños" não nasceu nem na cidade nem na Grande Buenos Aires. Trata-se de população que migrou das províncias do norte argentino e de outros países, principalmente limítrofes (se calcula que 316 739 de seus habitantes nasceram no exterior[8]).

A cidade tem um nível de delinquência relativamente alto, com uma taxa de 6 925,34 delitos anuais para cada 100 000 habitantes. Ainda assim, aproximadamente três quartos destes delitos são contra a propriedade, sendo a taxa de homicídios baixa: 4,57 homicídios anuais para cada 100 000 habitantes.
  Demografia

  Economia

Em 2006 o Produto Interno Bruto (Pib) de Buenos Aires foi de aproximadamente $153,169 bilhões, o que equivale a $50.622 per capita. O ingresso superior aos 16.700 dólares per capita triplica a média nacional e torna a cidade uma das de maior ingresso per capita da América Latina/

O principal setor econômico de Buenos Aires é o setor de Serviços, que representa 74% de seu Pib, muito maior que os 66% em nível nacional. O ramo de maior importância é o de serviços imobiliários, empresariais e de aluguel, que geram 31,799 bilhões de pesos.

                                                            
O segundo ramo em importância são os serviços de transporte e comunicação, gerando 16,934 bilhões, é o terceiro são os serviços financeiros, gerando 14,758 bilhões de pesos.

A cidade gera 67% do valor agregado deste ramo em nível nacional, concentrando 53% dos depósitos e 60% dos empréstimos.
A indústria representa 20% do PIB, gerando 26,454 bilhões de pesos.

O desenvolvimento dos setores produtores de bens é elevado desde a saída da convertibilidade, já que desde 2001 teve um crescimento 65%, enquanto que os serviços cresceram 19%.

O Pib cresceu, em 2006, 11,4% em relação a 2005,[11] sendo a construção o setor de maior crescimento (em 34%), os serviços financeiros, com 25%, e os serviços de transporte e comunicação com 13%.                                                                                                                                            

       O setor de serviços financeiros acumulo uma queda de quase 44% entre 2001 e 2004, mas está agora completamente recuperado.







Obelisco de Buenos Aires, um dos principais símbolos da cidade.

 

A Torre Monumental foi uma doação de residentes britânicos, em comemoração do centenário da Revolução de Maio.

 

Serviços públicos                                                                                                         Seus habitantes contam com um elevado acesso aos serviços públicos: 99,9% conta com rede de água, a mesma quantidade conta com rede de eletricidade, 92,8% conta com rede de gás, 99,6% com iluminação pública, 99,3% com coleta de resíduos e 89,7% dos lares tem telefone. Estas cifras diminuem para a população residente em vilas, se bem que a totalidade de seus habitantes recebe água corrente (incluindo a torneira pública), 99,5% dispõe de energía elétrica, 93,1% de iluminação pública, 87,8 de coleta de resíduos e apenas 1,3% de gás corrente .

DENSIDADE HABITACIONAL E HABITANTES

Densidade Habitacional das  Dez Maiores Cidades do Mundo.

1 = Bombaim – Índia –  31.806 hab/km²  População 18,97 Milhões ( 4 )
 2 = Nova Delhi – Índia – 26.800 hab / Km².  População 15,92 Milhões .( 6)
3 = Dacca – Bangladesh – 19.447 hab/Km² População  13.48 Milhões (9)
4 = Tóquio – Japão – 14.000 hab/Km² População 35,67 Milhões ( 1 )
5 = Buenos Aires – Argentina –  13,679/Hab/Km²  População 12.79 Milhões (10 ) 
6  = Calcutá – Índia – 8.459 Hab/Km² População 14,78 milhões ( 8 )          
7 = São Paulo – Brasil – 7.216 Hab/Km²   População 18,84 Milhões ( 5 )         
8 = Nova  Iorque – E. U. A. – 6.673 Hab.Km²   População 19,04 Milhões ( 2 )
9 = Cidade do México – México – 5.896 Hab/Km²  População 19,02 Milhões ( 2 )  
10 = Xangai – China – 2.945 hab /Km² População 14.98 milhões ( 7 )

classificações entre Densidade habitacional e Habitantes das cidades .

AS DEZ MAIORES CIDADES

As dez Maiores Cidades

1 – Tóquio – Japão – 35,67 Milhões de habitantes           
  2 = Nova Yorque E. U. A .  19,04 Milões de Habitantes                             
  3 – Cidade do México – México – 19,02 Milhões de habitantes
4 – Bombaim – Índia – 18,97 Milhões de habitantes  
5 – São Paulo – Brasil -18,84 Milhões de habitantes                                                                                                                                       
6 – Nova Delhi – Índia – 15,92 Milhões de habitantes
7 – Xangai – China – 14,98 Milhões de habitantes  
8 – Calcutá – Índia – 14,78 Milhões de habitantes                                                                                                                       
 9 – Daca – Bangladesh – 13,48 Milhões de habitantes .   
                                                                                                                                                                     10 – Buenos Aires – Argentina –    12,79 Milhões de habitantes  .